
A Grécia, pela primeira vez na sua história, tem um ministro assumidamente gay. Trata-se de Nicholas Yatromanolakis foi nomeado nesta semana vice-ministro da Cultura.
Yatromanolakis será o responsável pelo mapeamento da cultura contemporânea da Grécia.
O fato chamou a atenção de observadores internacionais, pois o governo do primeiro-ministro Kyriákos Mitsotákis (Nova Democracia) é declaradamente de centro-direita.
O conselheiro econômico do governo de Mitsotákis, Alex Patelis, foi às redes sociais comemorar a nomeação de Yatromanolakis e afirmou se trata de um “dia histórico para a comunidade LGBTI+, uma grande vitória pra meritocracia e a melhor tomada de decisão por meio da diversidade”.
“Parabéns a Nicholas Yatromanolakis por mostrar que você pode ser você mesmo e ainda assim ter sucesso. Que os outros se fortaleçam para viver suas vidas abertamente”, disse o conselheiro de economia do governo grego.
A nomeação de Nicholas Yatromanolakis faz parte de uma profunda reforma ministerial pela qual o governo da Grécia está passando.
Nicholas Yatromanolakis postou em sua conta no Instagram o ato de assinatura e nomeação para o cargo.
As mudanças no gabinete ocorrem logo depois que o país endureceu as restrições ao coronavírus, em uma medida que visa ajudar as escolas a reabrir conforme planejado na próxima semana.
Depois que a Grécia viu um pico de novas infecções e mortes por Covid-19 em novembro, um segundo bloqueio foi decretado.
Escolas foram fechadas e as atividades econômicas suspensas, apenas atividades essenciais foram permitidas.
As medidas foram parcialmente relaxadas antes do Natal, com restrições flexibilizadas para igrejas e lojas não essenciais, bem como cabeleireiros.
Com informações do Independent.