Grécia: Os maiores protestos sociais dos últimos 20 anos

Escrito en NOTÍCIAS el

Na sequência da morte de um jovem de 15 anos, assassinado pela polícia, estão a verificar-se na Grécia os maiores protestos sociais dos últimos 20 anos. Sábado e Domingo grupos de jovens manifestaram-se em revolta contra a polícia, que intervém violentamente.

Nesta segunda - feira, 8, aconteceram diversas manifestações, os professores universitários convocaram greve de três dias e na quarta-feira, 10,  está convocado pelos sindicatos uma greve geral.

O assassinato a tiro pela polícia do jovem Andréas Grigoropoulos de 15 anos provocou uma imensa revolta juvenil na Grécia.

Durante o fim de semana jovens enfrentaram a polícia, que intervém sempre violentamente, queimaram carros e partiram montras de lojas. A juventude do Siriza, coligação de partidos de esquerda, denuncia que: "Durante anos a policia grega foi deixada sem qualquer regulamentação e controle apesar das inúmeras acusações de detenção e tortura de jovens, trabalhadores e imigrantes".

Nesta segunda, 8, aconteceram diversas manifestações nas cidades gregas, convocadas por partidos de esquerda. Os professores universitários convocaram uma greve de três dias para protestar contra as circunstâncias da morte do jovem assassinado pela polícia. 15 pessoas ocuparam o consulado grego em Berlim e colocaram uma faixa com a frase "O Estado assassina".

Toda a oposição critica e denuncia o governo pela responsabilidade no assassinato do jovem e pela política que tem agravado as desigualdades sociais. As sondagens apontam que se houvessem eleições neste momento, o partido do governo, Nova Democracia - direita, teria apenas cerca de 20%.