Grito dos Excluídos é lançado nesta quinta-feira

Plebiscito sobre a anulação do leilão da Vale do Rio Doce está no centro da mobilização do 13º Grito

Escrito en MOVIMENTOS el

Plebiscito sobre a anulação do leilão da Vale do Rio Doce está no centro da mobilização do 13º Grito

Por Adital

Coletiva de imprensa com lideranças de movimentos sociais nesta quinta-feira, 30, às 14h, em São Paulo, marca o lançamento do Grito dos Excluídos 2007. Com o lema "Isto não Vale - Queremos Participação no Destino da Nação", o movimento será dedicado à campanha em favor da anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce, realizado em 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Além da coletiva, que terá a presença do jurista Fábio Konder Comparato, Dom Demétrio Valentini, João Paulo Rodrigues (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST) e outras lideranças, o lançamento vai contar com a apresentação de um painel da campanha do Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce e com a 20ª Romaria dos Trabalhadores.

O tema do 13º Grito dos Excluídos refere-se à campanha realizada por cerca de 62 organizações sociais de todo o país na tentativa de esclarecer a população sobre o que os organizadores da campanha chamam de "fraude histórica". Segundo eles, o leilão da Vale ocorreu sob processos de irregularidades e corrupção, além de ter sido vendida por um valor sensivelmente abaixo do real.

"O valor da Vale, segundo estudiosos, era superior a 40 bilhões de reais, mas foi vendido, em 1997, durante o governo de FHC, por apenas 3,1 bilhões. Como se isso não bastasse, após a privatização, o lucro somente do primeiro ano foi de quase 10 bilhões de reais", afirmam os organizadores. Outra questão levantada pelos movimentos é o fato de o Banco Bradesco ter sido um dos avaliadores da Companhia e ao mesmo tempo um dos compradores no leilão.

As discussões sobre a validade do leilão tiveram início em novembro de 2005, quando militantes dos movimentos sociais, pastorais e centrais sindicais estiveram reunidos em Brasília para avaliar o processo da Assembléia Popular. Em dezembro do mesmo ano, o Tribunal Regional Federal acatou uma ação judicial e reconheceu a nulidade da avaliação do valor da venda da Vale do Rio Doce, possibilitando a anulação do leilão. O Plebiscito Popular será realizado entre os dias 1o e 7 de setembro de 2007.

Uma das maiores manifestações populares do país, o Grito reúne movimentos e organizações sociais de diversos setores e é realizado na maioria das cidades brasileiras, sempre no dia 7 de setembro - data em que se celebra a Independência do Brasil. Com o avanço das articulações, a manifestação foi tomando uma abrangência maior, consolidando assim, o Grito dos Excluídos Continental, que é realizado no dia 12 de outubro em vários países, sobretudo, da América Latina.

Adital