Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de julho de 2016, 12h22

Grupo de extermínio comandado por policiais militares queria fazer “limpeza social”, diz PF

Vítimas eram normalmente usuários de drogas e pequenos infratores de Rondônia, onde grupo atuava; 13 pessoas foram presas, sendo 11 PMs.

Vítimas eram normalmente usuários de drogas e pequenos infratores de Rondônia, onde grupo atuava; 13 pessoas foram presas, sendo 11 PMs

Por Redação

Nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal de Rondônia, em coletiva de imprensa, confirmou 13 prisões e 35 buscas e apreensões no estado, como parte da Operação Mors. A ação investiga um grupo de extermínio comandado por policiais militares no Vale do Jamari.

A estimativa é de que tenha havido cerca de 100 assassinatos, desde 2009, ligados às práticas do grupo. Pelo menos 30 homicídios já foram atribuídos à associação criminosa.

Das 13 pessoas presas, 11 são policiais militares. A PF aponta que as motivações para as mortes tinham “cunho ideológico de limpeza social”. As vítimas eram, normalmente, usuários de drogas, pequenos infratores da região e pessoas que pudessem comprometer as atitudes do grupo.

De acordo com Eduardo Gomes, delegado responsável pelo caso, os policiais acusados perderam o controle das mortes e começaram a intimidar empresários, advogados, representantes do Ministério Público, funcionários da Justiça e até mesmo o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A Polícia Federal suspeita da participação de políticos, mas as investigações não levantaram ainda indícios que possam ser utilizados como provas para justificar as prisões.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum