Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de junho de 2013, 12h20

Grupos de extrema-direita na mira do governo francês

Após o assassinato do estudante antifascista Clément Méric, grupo Juventudes Nacionalistas Revolucionárias (JNR) e Terceira Via podem ser declarados ilegais

Após o assassinato do estudante antifascista Clément Méric, grupo Juventudes Nacionalistas Revolucionárias (JNR) e Terceira Via podem ser declarados ilegais

Publicado por Bloco Europeu Internacional

O governo francês iniciou procedimentos para tentar ilegalizar um ou dois grupos de extrema direita, na sequência do assassinato do jovem estudante antifascista Clément Méric.

O principal alvo citado pelo primeiro ministro, Jean-Marc Ayrault, é o grupo Juventudes Nacionalistas Revolucionárias (JNR). O ministro do Interior, Manuel Valls, foi encarregado pelo chefe do governo de “iniciar imediatamente” um processo de dissolução do grupo com base em legislação aplicada a entidades que “provoquem ódio racial, antisemitismo, xenofobia e homofobia”. Os alegados envolvidos no assassinato de Méric não pertencem às JNR; são simpatizantes de um grupúsculo designado Terceira Via, de que aquele parece ser um grupo de ordem.

O processo contra as JNR assenta, segundo o primeiro ministro, em elementos recolhidos anteriormente ao assalto que provocou a morte do jovem estudante, na semana passada. De acordo com a versão governamental, as Juventudes Nacionalistas Revolucionárias caem também na alçada de legislação que reprime entidades prestes a transformar-se em “grupos de combate”. As JNR e a Terceira Via têm o mesmo líder, Serge Ayub.

O ministro do Interior foi igualmente encarregado de averiguar as condições que possam conduzir à ilegalização da Terceira Via.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum