Guerra das vacinas: Pazuello agora diz que vacinação pode começar em janeiro

Declaração do ministro da Saúde acontece um dia depois de parte dos governadores ameaçarem ir ao STF para exigir uso emergencial e sem aprovação da Anvisa

Escrito en NOTÍCIAS el

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou, em entrevista à CNN Brasil, que a vacinação contra a Covid-19 pode acontecer entre dezembro e janeiro.

"Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso [o início da vacinação] pode acontecer no final de dezembro e janeiro. Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial", disse Pazuello.

Pazuello também não descartou o uso emergencial com as candidatas da AstraZeneca/Oxford ou do Instituto Butantan (Coronavac). Mas, ressaltou que isso só vai acontecer no caso de uma autorização emergencial.

O ministro também revelou à CNN Brasil que o Plano de operacionalização de vacinação contra a covid-19 foi finalizado nesta quarta-feira e afirmou que a vacinação será incluída no Programa Nacional de Imunização e usará a logística já existente no SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Pazuello, o governo Federal vai distribuir as doses por via aérea e rodoviária até os estados.

A responsabilidade de distribuir e aplicar as vacinas nas cidades será dos governos estaduais.

Temas