Haddad: Bolsonaro vai decidir sobre 5G entre 'sim senhor' e 'I love you' aos EUA

Depois de presidente afirmar que decisão sobre o fornecimento da tecnologia é dele, petista destacou o histórico de subserviência do ex-capitão

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O candidato à Presidência pelo PT em 2018, Fernando Haddad, destacou nesta sexta-feira (4) que a demonstração de imparcialidade do presidente Jair Bolsonaro na decisão de qual tecnologia 5G será adotada no Brasil não engana ninguém.

"Bolsonaro afirma que última palavra sobre 5G será dele, que pondera entre 'I love you', 'sim senhor' e 'a casa é sua'. Quem vê pensa... Foi-se o tempo em que questões como o marco regulatório da TV digital e a compra de caças eram decididos com base no interesse nacional", escreveu Haddad, no Twitter, em referência aos episódios de subserviência de Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

https://twitter.com/Haddad_Fernando/status/1301830354563629057

A disputa sobre o fornecimento da tecnologia 5G opõem EUA e China em diversos países do mundo, e será uma das decisões mais importantes da década. Não só pelo papel fundamental da tecnologia na infraestrutura, mas também pelas repercussões da escolha entre uma das duas potências nas relações políticas e comerciais.

Em live na última quinta-feira (3), Bolsonaro tentou disfarçar o seu conhecido posicionamento. “Vou deixar bem claro, que vai decidir 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí, não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou o presidente.

No entanto, além das constantes demonstrações de subserviência os EUA, Bolsonaro já admitiu que vem consultando especialistas e autoridades do tema, incluindo representantes do governo estadunidense, mas não do governo chinês.