Homicídio de homossexuais subiu 55% no País, diz associação

Escrito en NOTÍCIAS el

O Relatório Anual do Grupo Gay da Bahia (GGB) aponta que, em 2008, houve 55% mais crimes do gênero do que no ano anterior - 190 ante 122. Em 2007, o crescimento, na comparação com 2006, havia sido de 30%. O grupo lista desde 1980 os assassinatos de homossexuais no Brasil. O grupo lista desde 1980 os assassinatos de homossexuais no Brasil.

O dado, segundo o GGB, posiciona o País como o mais homofóbico do mundo, seguido por México, que registrou 35 casos de homossexuais assassinados no ano passado, e pelos Estados Unidos, com 25. Desde o início do levantamento, o total de homicídios considerados homofóbicos pela organização chega a 2.998.

O Estado onde houve mais assassinatos de homossexuais no ano passado, de acordo com a pesquisa, foi Pernambuco, com 27 casos. O levantamento, realizado com a coleta de reportagens nos meios de comunicação brasileiros, informa que 64% das vítimas eram gays, 32% eram travestis e 4%, lésbicas.

Com o avanço no número de crimes contra homossexuais, o GGB ameaça denunciar o governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo declaração da entidade, é necessário "urgência" na implementação do Programa Brasil Sem Homofobia e da 1ª Conferencia Nacional GLBT. Além disso, o CGB reivindica a divulgação de outdoors em todos os Estados com mensagem contra assassinato de homossexuais.