HumanizaSUS quer fortalecer e humanizar o atendimento do SUS

Escrito en NOTÍCIAS el

Fotos: Brunna Rosa

Criada pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Os estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, conquistando bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. "Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo democrática e coletivo?, explica a consultora do projeto Ana Rita Trajano.
Prioridade
Durante os dias 13 e 14 de janeiro de 2009, o Conselho Nacional de Saúde definiu suas prioridades para 2009. Alem da reafirmação do SUS, a valorização do trabalho, promoção da saúde, e democratização do financiamento do Sistema Único de saúde, coma regulamentação da Emenda 29, estão entre as prioridades de luta do Conselho a ?humanização como instrumento vital e fundamental para viabilizar e fortalecer o SUS de acordo com seus princípios?.

Mostra interativa
A Política Nacional de Humanização levou até o FSM a Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo. A partir de articulação da secretaria de saúde do estado do Pará, a Mostra está na programação do Fórum Social Mundial, de 08 às 17h, no Espaço do Vadião, Universidade Federal do Pará.
A exposição é composta por módulos em material inflável, que trazem vídeos, fotos, literatura de cordel, jogos eletrônicos e depoimentos de usuários e trabalhadores da saúde envolvidos com a humanização. Ela apresenta ao visitante uma outra saúde pública possível, através dos princípios e diretrizes da PNH e conta a história dos 20 anos do SUS e cinco anos do HumanizaSUS. Os visitantes podem também deixar seu depoimento sobre o sistema público de saúde em vídeo e pela internet, na Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net)
 
?A mostra foi lançada em Vitória, no Espirito Santo, em junho de 2008, e já visitou as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Teresina. Para o ano, esta previsto que q mostra passe pelas cidades de São Luiz (MA), São Paulo (SP), Imperatriz (PI), Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), informa a coordenadora da mostra Edna Mara.