Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h05

HumanizaSUS quer fortalecer e humanizar o atendimento do SUS

Fotos: Brunna Rosa

Criada pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Os estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, conquistando bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. "Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo democrática e coletivo?, explica a consultora do projeto Ana Rita Trajano.
Prioridade
Durante os dias 13 e 14 de janeiro de 2009, o Conselho Nacional de Saúde definiu suas prioridades para 2009. Alem da reafirmação do SUS, a valorização do trabalho, promoção da saúde, e democratização do financiamento do Sistema Único de saúde, coma regulamentação da Emenda 29, estão entre as prioridades de luta do Conselho a ?humanização como instrumento vital e fundamental para viabilizar e fortalecer o SUS de acordo com seus princípios?.

Mostra interativa
A Política Nacional de Humanização levou até o FSM a Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo. A partir de articulação da secretaria de saúde do estado do Pará, a Mostra está na programação do Fórum Social Mundial, de 08 às 17h, no Espaço do Vadião, Universidade Federal do Pará.
A exposição é composta por módulos em material inflável, que trazem vídeos, fotos, literatura de cordel, jogos eletrônicos e depoimentos de usuários e trabalhadores da saúde envolvidos com a humanização. Ela apresenta ao visitante uma outra saúde pública possível, através dos princípios e diretrizes da PNH e conta a história dos 20 anos do SUS e cinco anos do HumanizaSUS. Os visitantes podem também deixar seu depoimento sobre o sistema público de saúde em vídeo e pela internet, na Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net)
 
?A mostra foi lançada em Vitória, no Espirito Santo, em junho de 2008, e já visitou as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Teresina. Para o ano, esta previsto que q mostra passe pelas cidades de São Luiz (MA), São Paulo (SP), Imperatriz (PI), Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), informa a coordenadora da mostra Edna Mara.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags