Fórumcast #20
24 de outubro de 2013, 20h27

Ibope: em todos os cenários, Dilma venceria no 1º turno

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidenta tem 41% das intenções de voto contra 24% de Aécio Neves e Eduardo Campos

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidenta tem 41% das intenções de voto contra 24% de Aécio Neves e Eduardo Campos

Por Redação

Nesta quinta-feira (24), levantamento realizado pelo Ibope indica que Dilma Rousseff teria, no cenário mais provável para as eleições de 2014, 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso o pleito fosse realizado hoje. Nesse panorama, Aécio Neves (PSDB) tem 14% e Eduardo Campos (PSB), 10%. Votos brancos e nulos somam 22% e 13% disseram que não sabem ou não quiseram responder em quem votariam.

Em outros cenários pesquisados, Dilma também sairia vencedora no 1º turno. Tendo Marina Silva e Aécio como adversários, a presidenta teria 39%, contra 21% de Marina Silva e 13% do tucano, somando mais votos que seus concorrentes. Caso o candidato do PSDB fosse o ex-governador de São Paulo José Serra, a petista teria 40% contra 18% do pessedebista e 10% de Eduardo Campos.

O cenário em que Dilma teria menos vantagem seria contra Marina e Serra como adversários. Ainda assim, venceria no 1º turno, dentro da margem de erro. A presidenta, nesse panorama, teria 39% de intenções de voto, contra 21% de Marina Silva e 16% de José Serra.

Presidenta teria menos vantagem contra Marina e Serra (Antonio Cruz/ABr)

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o instituto ouviu 2.002 eleitores entre os dias 17 e 23 de outubro.

Veja também:  Com Frota, PSDB de Doria já admite expulsar Aécio Neves do partido

Segundo turno

Nas simulações de um eventual segundo turno, Dilma venceria todos os rivais, mas teria mais folga contra Aécio Neves (47% X 19%) e Eduardo Campos (45% X 18%). Contra José Serra, a presidenta teria uma larga margem de 21 pontos, 44% X 23% e, contra Marina Silva, sua vantagem seria mais estreita: 42% X 29%.

Na intenção de voto espontânea, quando o pesquisador não mostra ao entrevistado a lista de candidatos, Dilma tem 21%, e o ex-presidente Lula apresenta 7%. Marina Silva tem 6%; Aécio, 5%; Serra, 4%, e Campos, 2%. Em termos de rejeição, José Serra lidera com 47%, seguido de outro tucano, Aécio Neves, com 40%. Eduardo Campos tem 39%, seguido de Dilma Rousseff, com 38%. Marina Silva apresenta 31% de rejeição.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum