Ibope: No Recife, João Campos lidera, e Marilia e Mendonça Filho estão empatados tecnicamente em 2º

Na rejeição dos eleitores, Campos e Mendonça empatam em primeiro, com 36%; a petista aparece com 20% nesse quesito

João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM) e Marília Arraes (PT), candidatos à Prefeitura de Recife (Foto Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Ibope para a Prefeitura de Recife divulgada nesta sexta-feira (2) indica que o candidato João Campos (PSB) lidera as intenções de voto, com 23%, seguindo por Mendonça Filho DEM), com 19%, e Marília Arraes (PT), com 14%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, João Campos está empatado tecnicamente com Mendonça que, por sua vez, também está empatado tecnicamente com Marília. Esses dados são do levantamento estimulado, quando é apresentado ao entrevistado um cartão com o nome de todos os candidatos.

Chama a atenção os que declaram que vão votar em branco ou nulo ou em nenhum postulante: 22%. Os demais candidatos estão com as seguintes pontuações: Delegada Patrícia (Podemos): 11%; Cláudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), com 1% cada. Não souberam ou não responderam 7% dos entrevistados. Os candidatos Carlos (PSL), Charbel (Novo), Victor Assis (PCO) e Thiago Santos (UP) tiveram menos de 1%.

Na pesquisa espontânea – quando o entrevistado diz em quem vai votar sem ver nenhum nome -  pessebista, que é filho do ex-governador Eduardo Campos, figura na frente, com 9%, seguido por Marília e Mendonça, com 5% cada, e Delegada Patrícia, 3%. Branco ou nulo, nesse levantamento, ficaram 25%, não souberam ou preferiram não opinar 49% dos entrevistados, e 5% citaram algum dos outros candidatos.

Rejeição

A pesquisa mensurou ainda a taxa de rejeição dos candidatos, que são aqueles em que o eleitor não votaria de jeito nenhum. Nesse levantamento, Campos e Mendonça saltam na frente, com 36% cada. Marília tem uma taxa bem mais baixa: 20%.

Na sequência aparecem Coronel Feitosa (PSC), com 17%; Carlos (PSL), Charbel (Novo) e Victor Assis (PCO), com 11% cada; Cláudia Ribeiro (PSTU), Delegada Patrícia (Podemos), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e Thiago Santos (UP), com 10% cada um. Disseram que votariam em todos 1% dos entrevistados e não souberam ou não responderam 12%.

Metodologia

A pesquisa ouviu 805 eleitores da cidade do Recife entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Ela tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Seu número de registro no TER-PE é PE 09685/2020.