Ídolo de Bolsonaro, Trump diz que Brasil tem "surto sério" e estuda suspender voos para o país

Apesar dos Estados Unidos concentrarem a maior parte das mortes por coronavírus no mundo, Trump considera que o Brasil tomou "outras direções" no combate à pandemia; governador de Nova York já citou o Brasil como exemplo a não ser seguido

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tido pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro como uma referência, disse nesta terça-feira (28) que o Brasil vive um "surto sério" e que acompanha de perto a situação da pandemia no país.

O mandatário estadunidense ainda considera suspender voos dos EUA para o Brasil e vice-versa.

"O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil", disse Trump. 

Atualmente, os Estados Unidos concentram o maior número de mortes e casos confirmados de Covid-19 no mundo: são mais de 1 milhão de pessoas infectadas e mais de 57 mil óbitos. 

Já o Brasil, até a noite desta segunda-feira (27), registrava 66.502 casos confirmados de coronavírus e 4.543 mortes causadas pela doença. 

Mau exemplo

Na semana passada, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, citou o Brasil e a Suécia como maus exemplos de combate à pandemia de coronavírus

Cuomo declarou que estava confiante na recuperação em seu estado porque as estratégias adotadas foram corretas e diferentes das implementadas no Brasil e na Suécia. Segundo ele, nestes países não houve planejamento.

“Quem foi contaminado, foi contaminado e quem morreu, morreu. Ficou por isso (…) Não queremos o mesmo para nossos cidadãos”, afirmou Cuomo, sobre as medidas adotadas por Brasil e Suécia.