Impeachment de Bolsonaro é ato de legítima defesa, diz Marina Silva

Segundo a ex-ministra, o presidente cometeu vários crimes de responsabilidade e coloca em risco a vida de milhares, ao atuar contra o isolamento na pandemia

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Marina Silva (Rede-AC) afirmou nesta quarta-feira (6) que Jair Bolsonaro já cometeu vários crimes de responsabilidade como presidente da República e que o impeachment seria "um ato de legítima defesa" da sociedade brasileira.

"O impeachment é ato de legítima defesa. O Supremo, o próprio Ministério Público estão bem atentos. Até as Forças Armadas. O que eu entendi é que as próprias Forças Armadas desautorizaram os arroubos e devaneios do presidente da República. O Bolsonaro é um presidente que, o tempo todo, é desautorizado. Pelo STF, pelas Forças Armadas...", declarou Marina, em entrevista ao UOL.

A ex-ministra do Meio Ambiente também destacou a aliança de Bolsonaro com o centrão, descrevendo o presidente "com a espada do impeachment na cabeça".

"Ele já está se entregando de mão para o centrão para obter apoio político e com certeza não é para apoiar as medidas para o combate ao coronavírus porque isso o Congresso Nacional já está fazendo, independente de ser situação ou oposição, está todo mundo unido a favor da proteção da saúde. E ele está fazendo isso porque tem a espada do impeachment na cabeça dele no Congresso", avaliou Marina.

Ela considera que "o impeachment está posto e fundamentado", uma vez que Bolsonaro "já cometeu vários crimes de responsabilidade".

O presidente já cometeu vários crimes de responsabilidade. Contra a Constituição, contra a autonomia dos poderes, por tentar fazer tráfico de influência em instituições que não são de governo, são de estado, como foi denunciado agora pelo ex-ministro Sergio Moro, e por claramente se colocar ao lado de contraventores, porque quando tem uma ação criminosa de madeireiros, de grileiros, garimpeiros e os fiscais do Ibama vão lá e cumprem com a sua obrigação legal constitucional e o presidente tenta tomar satisfação com os ministros sobre as operações em função de que eles prejudicarem os bandidos, isso é crime", disse.

"Participando de manifestações. Um dos piores talvez contra a democracia e esse contra saúde pública, porque quando ele faz esse estímulo para a pessoas romperem o isolamento social [medida de prevenção contra o coronavírus], ele está colocando em risco a vida de milhares, quiçá de milhões de brasileiros em função da contaminação", completou Marina.