Imprensa da França repercute encontro entre Lula e Macron no Palácio do Eliseu

Le Figaro, Libération, TV5 e RFI mostraram a recepção de chefe de Estado dada ao ex-presidente brasileiro. “Bolsonaro destruiu o Brasil”, afirmou o líder de esquerda que é favorito na corrida ao Planalto

Lula com Macron, no Palácio do Eliseu, ao lado de um elemento da Garde Républicaine. Ex-presidente brasileiro recebeu honras de chefe de Estado (Foto: Ricardo Stuckert)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Os veículos de imprensa franceses repercutiram a visita com honras de chefe de Estado concedida por Emmanuel Macron ao ex-presidente Lula, ocorrida na manhã desta quarta-feira (17), no Palácio do Eliseu, sede do Executivo daquela nação europeia, em Paris.

O diário conservador parisiense Le Figaro destacou uma fala de Lula momentos antes de encontrar com o chefe de Estado da França. "O país está sendo destruído, o país precisa ser reconstruído", é a frase, de autoria de Lula, usada na manchete do jornalão europeu.

“Este governo (de Bolsonaro) colocou o Brasil nas costas do mundo”, foi outra afirmação do líder brasileiro que foi repercutida pelo Figaro, que trouxe outras considerações do pré-candidato ao Planalto, como “Bolsonaro é rude com as mulheres, não gosta de negros, queima a mata e é violento com os indígenas”, além de uma reclamação do petista sobre o boicote econômico imposto ao país: “Ninguém investe no Brasil”.

A RFI (Radio France Internationale) afirmou em sua página na internet que Lula foi recebido de forma “notável” pelo cerimonial do Palácio do Eliseu. O ex-presidente brasileiro chegou ao local em carro oficial da diplomacia francesa, assistiu à marcha da Garde Républicaine, da Gendarmerie Nationale, a tropa que celebra o cerimonial do Eliseu, e foi cumprimentado por Emmanuel Macron à frente das escadarias da suntuosa sede da República Francesa.

A TV5Monde, maior rede de televisão da França, preferiu mostrar em seu primeiro parágrafo o favoritismo de Lula para a eleição de 2022, assim como a afirmação do petista sobre seu preparo, motivação e condição física para reassumir o cargo de presidente, o qual já exerceu durante oito anos (2003-2011).  "Estou pronto, estou motivado, estou com boa saúde", falou o ex-chefe de Estado.

Já o Libération, logo no início de sua matéria de cobertura, diz que “se não soubesse quem era o convidado da noite anterior", na Sciences Po, “pensaria que era um astro do rock”, visto a ovação dedicada ao mais popular presidente latino-americano de sua era.

“No entanto, nenhum cantor apareceu. Quem apareceu foi por um homem de 76 anos, com cabelos brancos e uma cabeça quase calva, que o mexeu com público jovem. Em meio a uma movimentada turnê diplomática pela Europa, o ex-presidente brasileiro (e provável futuro candidato) declarou está pronto para se candidatar à presidência no próximo ano”, escreveu o diário progressista com sede em Paris.