Índios discutem demarcação de terras e preservação da cultura

Escrito en NOTÍCIAS el

Índios de várias tribos se reuniram em Rodelas (BA) para discutir a demarcação de terras e a preservação da cultura. O encontro reuniu 14 povos indígenas do estado.


Durante o evento foi lançado o Prêmio Iniciativas Culturais dos Povos Indígenas, que vai premiar em dinheiro os dez melhores trabalhos culturais realizados por índios baianos. Essa é uma forma de incentivar as tradições culturais nas aldeias.

Os índios aproveitaram a presença das autoridades para pedir mais atenção do governo na resolução de seus problemas. “Nós estamos com nossa cultura viva. É para ver se o presidente tem pena da gente e dá nosso terreno de volta”, disse João Batista Santos, cacique Tuxá.

“Estamos trabalhando tanto aqui na Bahia como em todo o Brasil para solucionar o mais rapidamente possível a questão fundiária. Na nossa avaliação, os conflitos existem exatamente porque não fomos capazes ainda no Brasil de concluir o processo fundiário”, concluiu Márcio Meira, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Leia também

São Paulo gradua primeira turma de professores índios
Oitenta e um professores índios receberam o diploma de graduação em Pedagogia

(Com informações de agências)