Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Índios discutem demarcação de terras e preservação da cultura

Índios de várias tribos se reuniram em Rodelas (BA) para discutir a demarcação de terras e a preservação da cultura. O encontro reuniu 14 povos indígenas do estado.

Durante o evento foi lançado o Prêmio Iniciativas Culturais dos Povos Indígenas, que vai premiar em dinheiro os dez melhores trabalhos culturais realizados por índios baianos. Essa é uma forma de incentivar as tradições culturais nas aldeias.

Os índios aproveitaram a presença das autoridades para pedir mais atenção do governo na resolução de seus problemas. “Nós estamos com nossa cultura viva. É para ver se o presidente tem pena da gente e dá nosso terreno de volta”, disse João Batista Santos, cacique Tuxá.

“Estamos trabalhando tanto aqui na Bahia como em todo o Brasil para solucionar o mais rapidamente possível a questão fundiária. Na nossa avaliação, os conflitos existem exatamente porque não fomos capazes ainda no Brasil de concluir o processo fundiário”, concluiu Márcio Meira, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Leia também

São Paulo gradua primeira turma de professores índios
Oitenta e um professores índios receberam o diploma de graduação em Pedagogia

(Com informações de agências)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags