Inflação oficial fechou 2014 abaixo do teto da meta fixada pelo governo

Divulgação do IPCA de dezembro, nesta sexta-feira (9), mostra que, no ano passado, o ritmo médio de aumento dos preços foi de 6,41%.

Reprodução
Escrito en BRASIL el
Divulgação do IPCA de dezembro, nesta sexta-feira (9), mostra que, no ano passado, o ritmo médio de aumento dos preços foi de 6,41% Por Redação | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor da inflação oficial, fechou 2014 com uma taxa de 6,41%, abaixo do teto da meta fixada pelo governo federal, de 6,5%.

A divulgação do IPCA de dezembro, nesta sexta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contrariou as previsões de economistas e analistas que, durante o último ano, davam como certa a ultrapassagem do teto.

Embora a presidente Dilma Rousseff (PT) e sua equipe econômica tenham atingido o objetivo de não estourar a meta, de acordo com IBGE, apenas no último mês, os produtos e serviços tiveram uma alta de preços média de 0,78%. A taxa ficou acima da anterior, de novembro, que atingiu 0,51%.

Ainda segundo o Instituto, os preços que mais impactaram alta da inflação em 2014 foram os dos alimentos. O segmento Alimentos e Bebidas sofreu elevação de 8,48% no ano passado, acima dos 8,03% de 2013.