Inscrições para o Prêmio ODM Brasil são prorrogadas até o dia 19 de agosto

Prefeituras e organizações sociais que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem inscrever suas práticas

Escrito en BRASIL el

Prefeituras e organizações sociais que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem inscrever suas práticas

Da Redação

As inscrições para a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil foram prorrogadas até o dia 19 de agosto. O objetivo do prêmio, proposto pelo governo federal em 2004, é valorizar e reconhecer os esforços de prefeituras e organizações sociais que contribuem para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

[caption id="attachment_28830" align="aligncenter" width="600"] Reprodução[/caption]

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela ONU no ano 2000, como uma agenda de patamares mínimos de cidadania e valores civilizatórios que devem ser alcançados até 2015. Eles dizem respeito à superação da fome e da pobreza extrema;  ao acesso à educação; à promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; à redução da mortalidade infantil, ao combate de doenças como a Aids, tuberculose, malária, hanseníase, entre outras; à sustentabilidade ambiental; e a cooperação para o desenvolvimento.

As prefeituras podem inscrever práticas próprias e de entidades ligadas diretamente a administração municipal que contribuam para algum dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Para concorrer ao Prêmio, a prática deve existir a pelo menos 12 meses, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade e replicabilidade. Além disso, a Prefeitura não pode promover qualquer ação que comprometa o cumprimento de algum dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No caso das organizações sociais, elas devem ter mais de dois anos de funcionamento e não promover práticas que vão contra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A prática inscrita deve existir há pelo menos um ano; ser inovadora; apresentar resultados mensuráveis; e ter perspectiva de continuidade e replicabilidade.

Na última edição do Prêmio ODM Brasil, em 2011, foram inscritas 638 práticas e 20 foram premiadas. Este ano, entre todas as práticas inscritas, 60 serão selecionadas e certificadas e 30 serão premiadas. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica ODM Brasil.