Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Irã: Conselho atesta mais votos que inscritos em 50 cidades

O canal da televisão estatal do Irã, Press TV, noticia que o Conselho dos Guardiães, máxima autoridade constitucional do país, concluiu que em 50 cidades houve mais votantes que inscritos, o que implica erro em três milhões de votos.

Nos protestos de sábado, em que teriam morrido 19 pessoas, foram presas centenas de manifestante, entre os quais a filha do ex-presidente Ali Rafsanjani. Moussavi apelou neste domingo à continuação dos protestos com "precaução".

Perante os erros, o Conselho de Guardiães diz que vai recontar os votos nessas 50 cidades, tendo o seu porta-voz, Abbas Ali-Kadkhodaei, dito que ainda não é possível "determinar se esse montante é decisivo para [alterar] os resultados da eleição." Esta conclusão está em contradição com o que o Líder Supremo, Ali Khamenei, disse na última sexta-feira, considerando que os erros não poderiam pôr em causa a vitória de Ahmadinejad. Note-se que 6 dos 12 membros do Conselho de Guardiães foram nomeados por Ali Khamenei.

A comunicação oficial iraniana noticiou que foram presas 457 pessoas nos protestos de sábado passado. Entre as pessoas presas contam-se Faezeh Hashemi, filha do ex-presidente da República Ali Rafsanjani, e mais quatro familiares seus. Segundo a agência oficial iraniana Fars, estes familiares do antigo presidente foram presos para "sua protecção" e já terão sido libertados.

Faezeh Hashemi, tal como o pai, apoiou a candidatura de Moussavi e participou em manifestações de protesto contra a reeleição de Ahmadinejad.

Num comunicado publicado domingo na internet, Moussavi declara: "O protesto contra as mentiras e a fraude é vosso direito. Hoje o país chora pelos […]mortos nos protestos. Peço que sigam com calma."

Nesta segunda, começaram a circular em Teerã panfletos apelando a uma greve geral para terça (23).

Publicado em Esquerda.net. foto por Mafate69.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags