Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Israel tem centro secreto de tortura, acusa ONU

O Comitê Antitortura das Nações Unidas denunciou a utilização pelo Serviço Geral de Segurança israelita de um centro secreto de detenção e interrogatórios, situado num local inacessível ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha e aos advogados dos detidos. O Comité recebeu queixas de torturas, maus-tratos e condições de detenção deficientes.

Segundo as informações recebidas pelo Comitê Antitortura, alguns oficiais israelitas de Segurança submetem os presos palestinianos a actos que violam a convenção contra tortura antes, durante e depois dos interrogatórios. Privação do sono e espancamentos são algumas das violências relatadas. A ONU exige que Israel permita o acesso de funcionários da Cruz Vermelha a este Centro, designado por "instalação 1391", e que se situa num "local indeterminado de Israel".
Mas estas não são as únicas acusações do Comitê Antitortura a Israel, que manifesta igualmente preocupação pelo facto dos suspeitos não terem acesso imediato a um advogado e pela detenção dos familiares de suspeitos como táctica de pressão. Além disso, o Comité Antitortura quer que Israel explique uma lei que permite a detenção até 8 dias de crianças com 12 anos antes de serem levadas a julgamento.

Em relação ao Centro secreto de tortura, Israel nega que as instalações referenciadas sirvam para interrogatórios e afirma que desde 2006 que não são usadas para detenções.
Sobre as outras acusações um responsável israelita afirma que "conciliar a prevenção do terrorismo com a protecção dos direitos humanos" é claramente uma tarefa complexa.

Com informações do Esquerda.net.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags