Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de agosto de 2016, 14h13

Janaína Paschoal se emociona e pede desculpas a Dilma pelo “sofrimento causado”

Uma das autoras do pedido de impeachment, Janaina Paschoal rebateu a defesa de Dilma e concluiu com um pedido emocionado de desculpas à presidenta.

Uma das principais articuladoras e autoras do pedido de impeachment, Janaína Paschoal rebateu a defesa de Dilma e concluiu com um pedido emocionado de desculpas à presidenta.

Por Redação

Após cerca de 50 minutos de pronunciamento, no qual rebateu os pontos levantados por Dilma e sua defesa, Janaína Paschoal, uma das autoras do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, se emocionou e pediu desculpas a presidenta pelo “sofrimento causado”. A jurista afirmou, na sessão do impeachment no Senado na manhã desta terça-feira (30), não se arrepender de participar ativamente do processo, mas que reconhece a dificuldade pela qual a presidenta estaria passando.

A advogada apontou ainda que prefere o termo “república” à “democracia”, uma vez que “o termo democracia muitas vezes é interpretado de formas diferentes; república não”.

“República, aquilo que é de todos, aquilo que é do povo”, disse. Sobre a crítica a misoginia na concepção e condução do processo, Janaína afirmou que, caso o Executivo fosse ocupado por um homem, ela pediria o impeachment da mesma maneira.

Sobre o deputado Eduardo Cunha, Janaína negou desvio de finalidade por parte do parlamentar ao aceitar o processo de impeachment e pontuo que ao legislativo caberia o dever de apurar a denúncia “na íntegra”.

A acusação e a defesa têm 1h30 cada para se pronunciarem e em seguida mais 1h cada, podendo ambas abrirem mão desse tempo. Na sequência, os 65 senadores poderão se inscrever e se manifestar por até 10 minutos. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, já expressou o interesse em encerrar ainda hoje o debate e dar sequência a votação final, que será nominal e eletrônica, na manhã desta quarta-feira (31).

Confira o pronunciamento de Janaina Paschoal na integra:

Foto: reprodução TV Senado


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum