Jantar do Prerrogativas não é "um encontro do Lula com o Alckmin", diz membro do grupo

O advogado Marco Aurélio de Carvalho explica à Fórum que o "espírito da reunião é muito mais amplo" e que a imprensa "está tentando reduzir" o evento

Alckmin volta a admitir que pode ser candidato a vice-presidente em chapa encabeçada por Lula (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Noticiado por parte da imprensa como um "jantar com o Lula e o Alckmin", o advogado e membro do Prerrogativas, Marco Aurelio de Carvalho, explica que esses encontros do grupo são anuais e que visam discutir as conquistas do ano.

"O ideal do encontro é muito mais amplo, a imprensa está tentando reduzir a um encontro do Lula com o Alckmin e não é o caso”, explica Marco Aurélio.

Nota que circula pela imprensa é destacado o fato de que será o primeiro encontro público entre Lula e Alckmin. Porém, o advogado do Prerrogativas ressalta que o jantar não foi organizado para tal fim.

“Pode até acontecer isso, não há a menor dúvida, isso vai acontecer porque eles estarão lá, mas não foi organizado pra isso", explica o advogado Marco Aurélio à Fórum.

Prerrogativas: em defesa da democracia

Além disso, Marco Aurélio destaca que o "o Prerrogativas é um grupo de advogados que foi criado em 2014 para defender a democracia, as instituições, nasceu sob a inspiração do Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, que foi deputado constituinte, advogado de presos políticos, continua sendo um inspirador do grupo".

Desde então, o advogado afirma que o "grupo passou a ter um papel de protagonismo nas principais disputas de narrativas em relação à Lava Jato e ao lava-jatismo, foi o grupo que mais veementemente defendeu o ex-presidente Lula e a tese de suspeição e parcialidade".

Os encontros anuais

Ao contrário do tom político/eleitoreiro dado ao jantar que deve reunir no mesmo ambiente o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Marco Aurélio explica que esse encontro é uma tradição anual do Prerrogativas e, com exceção do ano passado, por causa da pandemia, acontece todo final de ano.

"Todos os anos, com exceção do ano passado por causa da pandemia, o grupo se encontra para fazer o seu jantar de final de ano para poder, de alguma forma, refletir sobre os desafios que projetam para o ano seguinte e também comemorar e louvar as conquistas dos anos anteriores", explica.

O advogado também destaca o fato de o encontro já ter reunido grandes figuras da vida pública e política do Brasil e ressalta que o objetivo desses encontros se dá em torno de algo maior do que apenas discutir questões eleitorais.

"A gente vai fazer um pacto pela defesa da democracia e pelas instituições, então o jantar tem esse espírito. O Brasil precisa ser reconstruído e reconciliado", diz Marco Aurélio.

Ingressos esgotados

O encontro anual do Prerrogativas acontece neste domingo (19) no restaurante A Figueira Rubayat e não há mais lugar disponível.

Mais de 500 convites, ao valor de R$ 500, foram vendidos e o encontro contará com a participação de jornalistas.

Parte da verba arrecadada com o encontro será destinada à campanha Tem Gente com Fome, organizada pela Coalizão Negra por Direitos e que já distribuiu mais de 40 mil cestas básicas na pandemia.