Fórumcast #19
28 de novembro de 2016, 08h41

Jean Wyllys: PSOL vai entrar com pedido de impeachment contra Temer

Bancada do PSOL protocola nesta segunda-feira (28) pedido de impeachment de Michel Temer e Jean Wyllys comemora e analisa conjuntura em seu perfil no FB.

Bancada do PSOL protocola nesta segunda-feira (28) pedido de impeachment de Michel Temer e Jean Wyllys comemora e analisa conjuntura em seu perfil no Facebook.

Por Jean Wyllys, de seu perfil no Facebook

Nossa bancada de deputados federais pelo PSOL 50 protocolará um pedido de impeachment do presidente corrupto Michel Temer, por crime de responsabilidade. As recentes denúncias entregues à Polícia Federal pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, envolvendo Geddel Vieira Lima, Eliseu Padilha e o próprio Michel Temer, levantam seríssimos indícios sobre a existência de crime de responsabilidade neste caso (art. 7º, inciso 5, e art. 9º, incisos 3, 4, 6 e 7 da Lei de Impeachment).

Ao declarar que atuou entre seus ministros para mediar um desacordo entre eles, o que Temer fez, na realidade, foi confessar que utiliza o cargo para resolver assuntos de interesse privado de colegas no PMDB. Trata-se de presidente da República ordenando à órgão técnico que ignore pareceres para satisfazer aliados. Dificilmente a situação poderia estar mais clara sobre a ilegalidade.

Veja também:  Bolsonaro deve ser interditado, sugere desembargador

Em uma situação desse tipo, a continuidade de Temer como chefe do governo se transformaria em sinônimo de impunidade. Ela serviria apenas como sinalização a outros poderes de que é possível ignorar completamente o ordenamento jurídico no país e se apropriar do funcionamento do Estado para benefício próprio. Isto não se pode permitir.

Há meses atrás a presidenta eleita nas urnas foi afastada sem qualquer acusação a respeito da sua conduta. Embora não tenhamos concordado com a política do governo na ocasião (éramos oposição de esquerda), reiteramos a necessidade de defesa da democracia e das suas instituições. Agora, pelo contrário, a situação liga de forma flagrante o presidente ao enriquecimento ilícito de seus auxiliares mais próximos.

A partir desta iniciativa, nós, da bancada do PSOL, esperamos que sejam dadas à população as respostas adequadas para este fato grave. Que Temer possa se defender, claro. Mas que não se tolere mais esse tipo de pratica que confunde o Estado com o próprio quintal, postura típica da política que tem levado o Brasil à crise política e econômica. Basta!

Veja também:  Moro sinaliza que governo pode barrar itens da lei de abuso de autoridade

Foto: Site Oficial/Jean Wyllys

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum