Jornal recorre ao STF para obrigar Bolsonaro a divulgar exame de coronavírus

Após O Estado de S.Paulo obter três decisões na Justiça garantindo acesso aos laudos, STJ acatou recurso do presidente

Bolsonaro em ato de golpistas em frente ao quartel general do Exército em Brasília (Foto: Reprodução)Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

O jornal o Estado de S.Paulo pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que desobrigou o presidente Jair Bolsonaro de apresentar exames feitos para detectar o coronavírus. 

Após o jornal ter obtido na Justiça decisões garantindo o acesso aos laudos, o presidente do STJ, na última sexta-feira (8), atendeu o presidente e acatou recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União, o que livrou Bolsonaro de divulgar os exames. 

Nesta segunda-feira (11), o jornal apresentou uma reclamação ao STF em que alega que a decisão de Noronha “interrompeu a livre circulação de ideias e versões dos fatos, bloqueou a fiscalização dos atos dos agentes públicos pela imprensa e asfixiou a liberdade informativa”. 

Na reclamação, a publicação ressalta ainda que três decisões diferentes foram favoráveis ao pleito do Estadão, assim como parecer do Ministério Público Federal. “Todos eles aquiesceram ser urgente e pertinente ao interesse público o acesso à documentação escondida pela Presidência”, diz o recurso.

O jornal também recorrerá ao próprio STJ contra a decisão monocrática de Noronha, para que o caso seja apreciado pelo colegiado de ministros do tribunal.

Temas