Jornalismo digital: Os desafios do novo ecossistema midiático; você já pode se inscrever neste curso

O curso é baseado tanto na experiência prática de 20 anos na Revista Fórum, como no estudo teórico que resultou no livro Um Novo Ecossistema Midiático, a história do jornalismo digital no Brasil.

Foto: Reprodução
Escrito en BLOGS el

Este blogueiro vai dar um curso de extensão sobre jornalismo digital na Sociologia e Política: Escola de Humanidades (Fesp-SP), todas às terças, das 19h às 21h, dos dias 21 de setembro a 7 de dezembro. É um curso baseado tanto na experiência prática de 20 anos na Revista Fórum, que já foi lançada com base no digital, em 2001. Naqueles dias, a divulgação da revista era feita por uma lista de e-mails chamada Lado B que era captada nos eventos presenciais do Fórum Social Mundial, como no estudo teórico para o meu doutorado que resultou no livro Um Novo Ecossistema Midiático, a história do jornalismo digital no Brasil.

Jornalismo Digital: Teoria e prática

Na primeira mais teórica se terá a possibilidade de estudar a história da internet e sua interface com o jornalismo digital, principalmente no Brasil. Nas cinco primeiras aulas, se trabalhará uma bibliografia essencial para que o aluno possa entender a constituição da internet, que transformou a essência do jornalismo e de todo o ambiente social contemporâneo. 

Na segunda parte do curso, serão priorizados os aspectos práticos do jornalismo digital. O aluno terá contato tanto com o novo fazer diário do jornalismo no digital, como também estudará a experiência de veículos bem-sucedidos. É o momento onde se poderá ver na prática tanto como trabalhar em um veículo desta natureza, quanto como ampliar os conhecimentos para se tornar um empreendedor digital.

Ao final do curso, o objetivo é que o aluno tenha um razoável conhecimento teórico do meio e esteja preparado para utilizá-lo, de forma crítica e criativa, em suas múltiplas potencialidades.

Não é um curso só para jornalistas. Desde que pessoa tenha interessa em atuar na área de comunicação digital, ele lhe será bastante útil.

O tema da aulas do curso de jornalismo digital

  • A Internet;
  • O contexto do jornalismo em tempos digitais;
  • A história da constituição de veículos digitais tradicionais no Brasil;
  • O fenômeno dos blogs e a história do jornalismo nativo digital e independente;
  • O debate sobre o futuro da internet e do jornalismo digital;
  • Para entender o jornalismo digital;
  • Como fazer jornalismo digital 1;
  • Como fazer jornalismo digital 2;
  • O negócio no jornalismo digital;
  •  Aula conclusiva do Curso – Festival de Projetos.

Os alunos que participarem de 75% das aulas receberão certificados da Fesp-SP e o valor do curso, 280 reais, poderá ser dividido em até 3 vezes. Inscreva-se aqui.