Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganham Nobel da Paz por luta democrática nas Filipinas e na Rússia

Ressa chegou a ser presa em 2019 pelo governo de Rodrigo Duterte; veículo de Muratov já teve seis jornalistas assassinados desde que Putin chegou ao poder

Foto: Reprodução/Prêmio Nobel
Escrito en NOTÍCIAS el

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta sexta-feira (8) que os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

"[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

Maria Ressa, 58 anos, é editora do site de jornalismo investigativo Rappler. Ela foi presa em 2019 pelo governo do filipino Rodrigo Duterte, acusada de violar uma legislação contra “difamação cibernética” devido a uma reportagem em que acusava um empresário filipino de atividades ilegais.

Já o russo Dmitry Muratov, 59 anos, é cofundador e editor-chefe do Novaia Gazeta, um dos principais jornais de oposição ao governo de Vladimir Putin. O veículo já teve seis jornalistas assassinados desde que Putin chegou ao poder.

Segundo o conselho do Nobel, "o jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra". "O comitê norueguês do Nobel está convencido de que a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado", disse.

Os outros vencedores do prêmio deste ano foram David Julius e Ardem Patapoutian em Medicina; Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi em Física; Benjamin List e David MacMillan em Química; e Abdulrazak Gurnah em Literatura. Economia ainda não anunciou um ganhador.