O que o brasileiro pensa?
03 de julho de 2020, 22h53

Juiz que não suspendeu nomeação de Weintraub é tio do advogado de Queiroz e já barrou posse de Lula

Ação do PSOL questiona fuga do ex-ministro da Educação para os EUA e sua indicação por Bolsonaro para vaga no Banco Mundial

Weintraub se despede de Bolsonaro na demissão do MEC (Reprodução)

O juiz Itagiba Catta Preta Neto, que arquivou nesta sexta-feira (3) a ação popular que solicitava a suspensão da indicação ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para o Banco Mundial, é tio do advogado Paulo Emilio Catta Preta, que defende Fabrício Queiroz.

Queiroz é amigo do presidente Jair Bolsonaro e ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) preso desde 18 de junho. Ele apontado como operador de um esquema de corrupção no antigo gabinete de deputado estadual do filho do presidente.

Já o juiz Itagiba Catta Preta Neto ficou conhecido por suspender a posse do ex-presidente Lula para a chefia da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, em 2016.

A ação contra a nomeação de Weintraub foi movida pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e pelo advogado Marivaldo Pereira. Valente considerou a decisão tendenciosa e afirma que vai recorrer.

Na sentença, o juiz arquivou o pedido ao afirmar que “patrulhamento ideológico não é papel do Poder Judiciário” e buscou desqualificar ação.

O magistrado afirmou que a ação parte da indignação dos autores e criticou o uso de postagens nas redes sociais e até de reportagens. Ele chega a atacar a imprensa, dizendo que a credibilidade dos jornais é “bastante subjetiva e insuficiente para ensejar atuação judicial em ação popular”.

Na ação, Valente e Pereira questionam a fuga de Weintraub para os EUA e o possível uso de passaporte diplomático após a exoneração. A ação listou ainda polêmicas protagonizadas por Weintraub, como as ofensas aos chineses chinesa e aos ministros do Supremo Tribunal Federal.

“A sentença do juiz é uma peça ideológica. É um fato anormal que mostra a politização da Justiça pelo lado da extrema direita, não posso aceitar, como cidadão e como parlamentar, uma sentença desse tipo, que não faz nenhuma análise factual. Foi uma resposta de militante político”, disse Valente.

Com informações do jornal Folha de S.Paulo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum