Juíza extingue ação sobre suspeita de fraude na eleição de 2018 levantada por Bolsonaro

Em março de 2020, durante evento nos EUA, o presidente declarou que, se a eleição de 2018 não tivesse sido fraudada, teria vencido no primeiro turno

Foto: Marcos Correa/PR
Escrito en NOTÍCIAS el

A juíza federal Ana Lúcia Petri Betto, da 6ª Vara cível Federal de São Paulo, extinguiu um processo que questionava as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que teria havido fraudes nas eleições de 2018.

O presidente Jair Bolsonaro, durante evento nos EUA, em março de 2020, chegou a declarar que a eleição de 2018 foi fraudada, pois, de acordo com o presidente, ele tinha provas "em mãos" de que tinha sido eleito no primeiro turno.

Bolsonaro chegou a afirmar, durante o evento nos EUA, de que iria apresentar as prova de fraudes nas eleições 2018, mas, transcorrido um ano, Bolsonaro não apresentou as tais provas.

A decisão da magistrada foi tomada após a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) de não querer assumir a ação por ausência de elementos mínimos de provas.

A juíza Ana Betto declarou que a "Associação Livre, autora da ação, não possuía legitimidade para ingressar com o pedido".

Mas, devido à importância do tema, a juíza emitiu um despacho no último 9 em que concedeu um prazo de 15 dias para que o MPF declarasse se assumiria ou não a autoria da ação. Com o desinteresse do MPF, o processo foi extinto.

Com informações do Conjur.