O que o brasileiro pensa?
03 de julho de 2020, 23h53

Julgamento de Dallagnol no Conselho do Ministério Público por PowerPoint contra Lula é adiado

Movimentação teria causado surpresa entre conselheiros e placar do caso estaria dividido

Deltan Dallagnol e o Power Point contra Lula - Foto: Arquivo

Marcada para ser analisada pelo Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP) na próxima terça-feira (7), a representação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusa o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato de abuso de poder foi retirada de pauta.

A representação se refere a uma entrevista coletiva concedida em 2016 pelos procuradores de Curitiba, que ficou famosa pelo PowerPoint onde todas as setas apontavam para Lula.

A mudança na pauta do CNMP foi realizada a pedido do relator, Marcelo Weitzel. Segundo informações do jornal O Tempo, Weitzel alega que há muitos processos na próxima sessão e que “o plenário por videoconferência é muito mais cansativo e moroso que o presencial”.

No entanto, a retirada do processo da pauta da sessão, a última antes do recesso, causou surpresa em alguns conselheiros, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Ainda de acordo com a apuração da coluna, o placar no julgamento está equilibrado. Dos 11 votos do CNMP, 5 são quase sempre contrários aos métodos dos procuradores da Lava Jato em Curitiba.

Para abrir um procedimento administrativo contra a força-tarefa são necessários no mínimo sete votos, ou dois terços do total.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum