Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de fevereiro de 2020, 21h33

Justiça determina reintegração de posse de terras onde acampam indígenas

Eles ocupam o terreno desde o dia 30 de janeiro, em protesto contra o desmatamento causado pela construção de um condomínio na região do Jaraguá

Comunidade TI Jaraguá/Reprodução

A Justiça determinou nesta quarta-feira (5) a reintegração de posse do terreno ocupado por indígenas da etnia Guarani no Jaraguá, zona norte de São Paulo, a pedido da construtora Tenda. Eles ocupam o terreno desde o dia 30 de janeiro, em protesto contra o desmatamento causado pela construção de um condomínio na região.

Em sua decisão, a juíza Maria Cláudia Bedotti determina que os indígenas não podem permanecer no imóvel indefinidamente, já que o propósito da ocupação (“realizar uma cerimônia fúnebre”), já teria sido cumprido.

Segundo os indígenas, a Tenda afirmou, em reunião, que mais de 4 mil árvores da região de Mata Atlântica seriam derrubadas. A construtora nega e rebate que a autorização da prefeitura permite o corte de 528 árvores, o replantio de outras 549 no local e a doação de 1.099 mudas para o município. Segundo os habitantes das aldeias do entorno, além do desmatamento, a morte de animais silvestres que a derrubada de árvores causa e a perda de colônias de abelhas também são problemas graves causados pela obra.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum