Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de março de 2016, 17h01

Justiça manda Polícia Federal devolver senhas do Instituto Lula

Após o instituto do ex-presidente ter denunciado o ‘sequestro’ de toda a sua comunicação pela PF, trocando senhas e impedindo acesso de usuários aos e-mails, juiz Moro volta atrás e solicita a devolução do servidor

Por Redação

Depois da denúncia do Instituto Lula de que a Polícia Federal teria realizado um “sequestro ilegal” de toda a comunicação da entidade, a Justiça determinou, nesta quinta-feira (11), que seja devolvida a administração do servidor ao instituto do ex-presidente.

De acordo com o instituto, que foi alvo de um mandato de busca e apreensão na última sexta-feira (11), agentes da PF solicitaram ao técnico de informática – sob a pena de prisão – a senha do servidor que administra todos os e-mails e a comunicação da entidade. As senhas, então, foram trocadas e todos os usuários tiveram seu acesso ao servidor e ao e-mail bloqueados. O instituto alega ainda que o ‘sequestro’ das senhas não constava no mandato, e que por isso seria ilegal.

A decisão de devolver as senhas, expedida pelo juiz Sérgio Moro, determinou, no entanto, que fossem feitas cópias de todo o conteúdo do servidor.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum