Frio: Padre Júlio Lancellotti propõe liberação das estações de metrô para abrigar pessoas em situação de rua

No Rio Grande do Sul, a cidade Vacaria registrou a primeira temperatura negativa do ano; frio intenso deve permanecer nos próximos dias

São Paulo - Maria Ivani dos Santos Lima dorme nas ruas do centro de São Paulo enfrentando temperaturas próximas a 0°, Praça Ramos, região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Escrito en BRASIL el

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, solicitou ao governador do estado de São Paulo João Doria (PSDB) para que libere as estações do metrô para receber as pessoas em situação de rua.

A proposta do padre Lancellotti é que durante a onda de frio que começou nesta quarta-feira (28), as pessoas em situação de rua possam se proteger dentro das estações.

"Conversei com o governador e pedi para que a população fosse abrigada nas estações de metrô durante essa onda de frio. Amanhã [quarta-feira], vou me reunir com ele [Doria] e com o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) para discutir medidas concretas para o povo de rua", declarou o padre Lancellotti.

A assessoria de comunicação de João Doria confirmou o pedido feito pelo padre Júlio Lancelloti e solicitou à área técnica do metrô que viabilize medidas para que isso ocorra.

Segundo informações do jornal Agora, uma das estações que deve receber pessoas em situação de rua é a Dom Pedro 2º, que integra a linha 3 - vermelha do Metrô.

A reunião entre Doria, o padre Lancellotti e Bia Doria, que preside o Conselho do Fundo Social de São Paulo acontece nesta quarta-feira.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo terá chuvas e baixas temperaturas. A máxima deve ficar em 9ºC.

Para sexta-feira (30) a previsão é a que a mínima fique em 2ºC. Se essas temperaturas se confirmarem, serão as menores em 27 anos na cidade de São Paulo.

Sul do Brasil registra a primeira temperatura negativa do ano

De acordo com dados da MetSul Meteorologia, a cidade de Vacaria, que fica em Campos de Cima da Serra, marcou -0,4ºC.

Em Santa Catarina a mínima chegou em 1,3 ºC às 6h e algumas regiões ficaram cobertas de geada.

Assim como no estado de São Paulo, a previsão para a região Sul do Brasil também é de frio intenso para os próximos dias.

A MetSul Meteorologia também alerta que a pior geada deve ocorrer na sexta-feira (30).

A geada deverá alcançar áreas do Chuí, no Extremo Sul do Brasil, ao Sul do Mato Grosso do Sul, Sul de Minas Gerais e possivelmente pontos do Sul de Goiás.