SP: Sindicado dos Metroviários oferece sede para abrigar pessoas em situação de rua

Padre Júlio Lancellotti propõe liberação das estações de metrô para abrigar pessoas; governo está estudando medida

Escrito en BRASIL el

O Sindicato dos Metroviários, em contato com o Padre Júlio Lancellotti, ofereceu a sede do sindicado para hospedar pessoas em situação de rua. “Um gesto de solidariedade que deveria ser imitado por toda a sociedade”, afirma os metroviários.

O prédio que abriga o Sindicato dos Metroviários, e que agora vai proteger pessoas do frio fica na Av. Radial Leste e é motivo de disputa entre os metroviários e o governador João Doria (PSDB).

De acordo com os metroviários, o prédio é de propriedade do Metrô e foi cedido para a categoria em 1988, mas o governo João Doria (PSDB) decidiu não renovar a cessão do terreno, pois pretende vender o espaço para a iniciativa privada.

Os metroviários possuíam uma liminar que permitia que eles ficassem com o prédio, mas na semana passada a Justiça de SP derrubou a liminar em favor do Metrô SP.

Por sua vez, o governo de São Paulo já fez até leilão do terreno, que foi vencido pela construtora Porte, que deu lance de R$ 14 milhões.

Porém, o leilão foi parar na justiça, visto que uma das diretoras da construtora é casada com o diretor de contratos do Metrô.

Padre Júlio Lancellotti propõe liberação das estações de metrô para abrigar pessoas

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, solicitou ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que libere as estações do metrô para receber as pessoas em situação de rua.

A proposta do padre Lancellotti é que durante a onda de frio que começou nesta quarta-feira (28), as pessoas em situação de rua possam se proteger dentro das estações.

“Conversei com o governador e pedi para que a população fosse abrigada nas estações de metrô durante essa onda de frio. Amanhã [quarta-feira], vou me reunir com ele [Doria] e com o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) para discutir medidas concretas para o povo de rua”, declarou o padre Lancellotti.