Lei Maria da Penha é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo

Escrito en NOTÍCIAS el

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) foi considerada como uma das três legislações mais avançadas do mundo para enfrentamento da violência contra as mulheres pelo relatório global "Progresso das Mulheres no Mundo em 2008/2009", do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), lançado no mês passado no Brasil.

A lei brasileira foi colocada ao lado de outras legislações importantes como a Lei sobre Violência Doméstica, na Mongólia (2004), e a Lei de Proteção contra a Violência, na Espanha (2004). O relatório ressalta que a norma foi resultado de uma prolongada campanha empreendida por organizações de mulheres a órgãos nacionais, regionais e internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

"A Lei Maria da Penha, que cria múltiplos mecanismos, entre eles, tribunais especializados e assistência psicossocial às vítimas, foi aprovada posteriormente em 2006 e representa um dos exemplos mais avançados de legislação sobre violência doméstica", destaca o documento.

O relatório intitulado "Quem responde às mulheres? Gênero e responsabilização" demonstra que a realização dos direitos da mulher e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dependem do reforço da responsabilização dos compromissos perante a mulher e a igualdade de gênero.

"Para que os direitos da mulher se traduzam em melhorias importantes nas suas vidas, e para que a igualdade de gênero seja uma realidade na prática, as mulheres devem poder participar plenamente no processo de tomada de decisões públicas a todos os níveis e pedir contas aos responsáveis sempre que os seus direitos sejam violados e as suas necessidades ignoradas", aponta.

Concentrando-se em cinco áreas-chave (política e governação, acesso a serviços públicos, oportunidades econômicas, justiça e a afetação de ajuda internacional para o desenvolvimento e segurança), o informe apresenta evidências de que a capacitação da mulher e a igualdade de gênero são a força motriz para a redução da pobreza, promoção da segurança alimentar, redução da mortalidade materna e para reforçar a eficácia da ajuda.

Segundo o relatório, há mais mulheres no governo do que jamais houve. De 1998 a 2008, a porcentagem de parlamentares mulheres em âmbito nacional aumentou de 8% para a média global de 18,4%. No entanto, o informe ressalta que, mesmo se esta taxa de aumento for mantida, a representação política de mulheres nos países em vias de desenvolvimento não atingirá a "zona de paridade" entre 40 a 60%, até 2045.

"As quotas têm sido um veículo eficaz para reforçar a participação política da mulher. Mas aumentar os números de mulheres na política, por si só, não é suficiente para garantir uma melhor resposta do setor público às necessidades da mulher. Esta medida deve estar vinculada a uma boa governação, sensível ao gênero - entendida como uma gestão inclusiva, compreensiva e responsável das questões públicas que aumenta a capacidade do Estado para a implementação de políticas pertinentes ao gênero", indica o informe.

O Unifem alerta ainda que as mulheres são mais vulneráveis a padrões de instabilidade nos mercados globais na ausência de medidas de proteção. O Fundo afirma que o emprego das mulheres é moldado pelas tendências mundiais: "Por exemplo, a taxa média de emigração entre as mulheres com ensino superior é superior à dos homens em todas as regiões, exceto na América do Norte. É muito provável que esta ‘fuga de cérebros’ tenha um impacto negativo na liderança socioeconômica das mulheres em países em desenvolvimento".

Leia também

Sozinha, não se consegue mudar nada Por Brunna Rosa e Glauco Faria Maria da Penha fala sobre a participação das mulheres na vida política do país, discute a igualdade de gênero e defende que o símbolo da luta feminina no Brasil hoje é Nilcéia Freire