Leia a íntegra do pedido de prisão de Allan dos Santos pela PF e autorizada por Alexandre de Moraes

Em sua decisão, Moraes afirma que Allan dos Santos se aproveita do alcance de seus canais para lucrar com o ódio, desestabilizar o país e incentivar levantes contra as instituições

Alexandre de Moraes – Foto: Rosinei Coutinho/Divulgação STF
Escrito en NOTÍCIAS el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (21) a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O dono do canal “Terça Livre” está nos Estados Unidos, com o visto vencido, e deverá ser extraditado imediatamente ao Brasil.

Dessa maneira, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol e acionou a embaixada dos Estados Unidos.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federa, mas contraria a Procuradoria-Geral da República, que se manifestou contrária a prisão do blogueiro bolsonarista.

Em sua decisão, Alexandre de Moraes justifica o pedido de prisão de Allan dos Santos, pois, "o citado cidadão, a pretexto de autar como jornalista em um canal divulgado nas redes sociais, reiteradamente produz e difunde conteúdos […] focados nos mesmos objetivos: atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização, gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes".

Além disso, Moraes afirma que Allan dos Santos pratica crimes como "ameaça, crimes contra a honra e incitação à prática de crimes, bem como o tipo penal decorrente de integrar organização criminosa, convergente com o contexto da apuração já em curso".

Para o ministro, Allan dos Santos se aproveita do grande alcance de seus canais para lucrar com o ódio. "Com o objetivo de lucrar, estes canais, que alcançam um universo de milhões de pessoas, potencializam ao máximo a retórica da distinção amigo-inimigo, dando impulso, assim, a insurgências que acabam se materializando na vida real, e alimentando novamente toda a cadeia de mensagens e obtenção de recursos financeiros".

Confira abaixo o pedido de prisão de Allan dos Santos na íntegra.

Íntegra do pedido de prisão de Allan dos Santor, expedido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes