Leitura labial da Globo indica que zagueiro espanhol chamou Neymar de “macaco”

Em matéria do programa Esporte Espetacular, especialistas identificaram a pronúncia da palavra “mono” (“macaco” em espanhol), por parte de Álvaro González, zagueiro conhecido por ser apoiador do partido de extrema-direita Vox

Neymar e González durante a partida entre Olympique de Marselha e PSG (Reprodução/Twitter)
Escrito en ESPORTE el

Uma matéria do programa Esporte Espetacular, da TV Globo, fez uma análise do vídeo em que o brasileiro Neymar, atacante do Paris Saint Germain, discute com o espanhol Álvaro González, zagueiro do Olympique de Marselha, em jogo realizado no fim de semana passado, pelo Campeonato Francês – em meio àquela confusão, no final da partida, o árbitro da partida terminou expulsando Neymar, mas não tomou nenhuma medida contra González.

Na matéria da Globo, os especialistas do Instituto Nacional de Educação de Surdos, identificaram a pronúncia da palavra “mono” (que significa “macaco” em espanhol) por parte de González.

“Ele fala a palavra mono em espanhol, no momento em que ele, inclusive, fala e vira a boca. Ali fica claro. A gente não conseguiu, por exemplo, perceber o que ele fala antes de falar a palavra mono, mas a palavra mono foi um trecho que a gente teve consenso na hora em que estava fazendo o trabalho de leitura labial”, explicou Felipe Oliver, especialista do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Outros dois profissionais consultados pela Globo foram Mikel Vidal, também do Instituto Nacional de Educação de Surdos (e com conhecimento do idioma espanhol, já que é filho de colombianos) e Luis Felipe Ramos, da Associação de Surdos do Rio de Janeiro. Os dois concordaram com a avaliação de Oliver.

Dias atrás, um programa de televisão espanhol realizou reportagem semelhante e alegou não ter identificado a ofensa racista por parte de González mas sim um xingamento homofóbico por parte de Neymar ao espanhol – ele teria dito “puto maricón” (as duas palavras são formas de se referir pejorativamente à homossexualidade, em idioma espanhol). A matéria da Globo deste domingo também confirma a ofensa de Neymar ao espanhol.

Durante a semana, o Comitê de Disciplina da Liga Francesa puniu Neymar com dois jogos de suspensão devido aos incidentes no final da partida. No caso de González, a entidade disse que ainda está avaliando os vídeos para definir se haverá castigo ou não.

Acusado de racismo, Álvaro González é conhecido na Espanha por suas posturas políticas de extrema-direita: é apoiador do partido Vox, conhecido por seu discurso anti imigração e nostálgico da ditadura de Francisco Franco (1938-1973).