Leonardo Boff diz que obrigação de pastores é defender o povo

Teólogo afirmou ainda que missão de lideranças cristãs é denunciar e pedir afastamento “dessa pessoa criminosa que está deixando morrer mais de 200 mil brasileiros”

Foto: Teólogo Leonardo Boff (Governo do Estado do Rio Grande do Sul)
Escrito en NOTÍCIAS el

O ex-frade e teólogo Leonardo Boff fez contundentes afirmações sobre o papel político de pastores, padres e bispos do Brasil numa entrevista ao site Socialismo Criativo. Para ele, o impeachment de uma figura como Jair Bolsonaro é absolutamente justificável e legal e os sacerdotes das várias denominações do cristianismo no país têm um papel importante.

“A partir de sua missão de bispos, como pastores, são obrigados a denunciar e pedir para afastar essa pessoa criminosa que está deixando morrer mais de 200 mil brasileiros. Isso corresponde a cinco guerras do Paraguai”, disse, fazendo analogia ao conflito que mais provocou perdas na História do Brasil.

Boff também falou sobre a explosiva mistura de radicalismo conservador e religiosidade que surgiu nos últimos anos e de como o nome de Deus tem sido usado para tirar proveito do povo por agentes políticos, além de servir para projetos nada cristãos. “Desde 2018, o nome de Deus foi emporcalhado, foi enxovalhado, foi instrumentalizado para fake news, para destruir adversários, espalhar todo tipo de ódio, de violência e de preconceitos”, argumentou.

Segundo o teólogo, a democracia só pode ser tutelada pelo povo e pelos princípios constitucionais, que devem ser reforçados nessa luta contra aspirações autoritárias do atual governo. “A democracia é representação e tem que estar sempre sob o controle do povo e o paradigma disso é a Constituição. Então, um presidente da República que desrespeita diariamente a Constituição e revela sinais que está pouco se lixando para a Carta Magma que rege a organização do estado brasileiro. É lógico que pedir a destituição dele é democrático. Fazer isso é uma questão de salvar vidas, não é partidário, não é direita ou esquerda. É uma frente ampla que representa os interesses e necessidades do povo brasileiro”

Leia a entrevista completa no Socialismo Criativo.