Lewandowski nega afastamento de Pazuello: “pedido deve ser direcionado à PGR”

Ministro do STF também negou pedido da Rede Sustentabilidade, na mesma ação, para que governo informe plano para suprir oxigênio aos estados da região Norte

Foto Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou, nesta quinta-feira (21), um pedido da Rede Sustentabilidade para afastar o general da ativa Eduardo Pazuello do cargo de ministro da Saúde. Na decisão, o ministro escreveu que nomear e exonerar ministros é de competência exclusiva do presidente.

Além disso, prosseguiu o Lewandowski,  “ainda que apenas para argumentar”, a Rede quisesse protocolar um pedido de impeachment do titular da pasta, teria que fazê-lo na Procuradoria Geral da República (PGR), e não diretamente ao STF.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 754, o partido ainda requereu que o governo federal apresentasse o estoque de oxigênio disponível no sistema de saúde, em especial os da região Norte. Na mesma petição, a legenda pediu que o STF determinasse que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) apresentasse, em 24 horas, um plano para suprir aquela região com o gás medicinal.  

Esse pedido também foi negado por Lewandowski. Ele argumentou que o pedido de informações às autoridades sanitárias e mesmo a “exortação” para que executem determinadas políticas públicas podem ser feitos diretamente por parlamentares na Câmara ou no Senado, “sem a intervenção do Judiciário”.