quinta-feira, 29 out 2020
Publicidade

Lewis Hamilton protagoniza vídeo que denuncia queimadas na Amazônia para o mundo

Sem citar governo de Bolsonaro, piloto participou de campanha da WWF, na qual diz que “queimadas são deliberadas, focadas no desmatamento, causam devastação generalizada e sofrimento inimaginável para as comunidades indígenas”

O piloto britânico Lewis Hamilton é mais conhecido por seu ativismo contra o racismo, expressado em várias corridas disputadas nos últimos meses. Mas nesta quinta-feira (17), ele mostrou que também se importa com o meio-ambiente, e especialmente com a Amazônia.

Hamilton é o protagonista de um vídeo da organização de defesa ambiental WWF (sigla em inglês de “Fundo Mundial para a Natureza”), que denunciou o aumento das queimadas no Brasil nas últimas semanas.

“No último verão (europeu, equivalente ao inverno no hemisfério sul), a Floresta Amazônica queimou. As queimadas foram deliberadas, focadas no desmatamento. Isso causou uma devastação generalizada e um sofrimento inimaginável para as comunidades indígenas e a vida selvagem que vive lá”, explica Hamilton no começo do vídeo, enquanto sustenta um palito de fósforo acesso, em cena que se entrelaça com várias outras mostrando as queimadas recentes na região.

Após a intervenção de outros ativistas, também segurando palitos de fósforo e explicando as consequências negativas para o planeta relativas à destruição da Amazônia, o piloto aparece novamente para completar sua participação, dizendo que “se nós perdermos a Amazônia, nós perderemos a luta contra a crise climática. E o tempo está correndo”.

Contudo, não é a primeira vez que Hamilton participa em ações pela causa ambiental. Em janeiro deste ano, o piloto doou 500 mil dólares para entidades australianas, quando o país da Oceania vivia a série de incêndios mais grave da história do país – durou de setembro de 2019 até maio de 2020.

No caso da Amazônia, se trata da maior série de incêndios na região nos últimos anos, em um panorama que também se agrava devido a que o Pantanal, outro bioma de grande importância presente no território brasileiro, também enfrenta devastação recorde.

O governo de Jair Bolsonaro tem sido fortemente questionado por autoridades de todo o mundo devido à sua omissão a respeito das queimadas nas duas regiões.

Victor Farinelli
Victor Farinelli
Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).