Morre Alexandre Böer, um dos mais importantes ativistas LGBT do Brasil

O militante se tornou conhecido por fundar a Ong Somos e por ter participado da criação do programa Brasil Sem Homofobia, executado durante o governo Lula

Foto: Ong Somos
Escrito en LGBTQIAP+ el

Faleceu na manhã desta segunda-feira (21) o militante LGBT Alexandre Böer, que era considerado um dos ativistas mais importantes do ativismo LGBT no Brasil.

Fundador da ONG SOMOS, também teve importante atuação na luta contra o HIV/Aids junto com o grupo Gapa, no Rio Grande do Sul.

Além disso, Böer foi um dos primeiros coordenadores de políticas públicas LGBT no Brasil e primeiro gestor de uma pasta voltada para o tema em Porto Alegre, e um dos idealizadores do programa Brasil Sem Homofobia, executado durante o governo Lula (2002-2010).

Também foi um dos criadores do setorial LGBT do PT de Porto Alegre e, atualmente, estava militando pelo Partido Socialismo e Liberdade.

Além de militante LGBT, Alexandre Böer foi ator, diretor de teatro e patinador. Como funcionário público, dirigiu os teatros Renascença e Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura e o Teatro de Câmara Túlio Piva.

Temas