Liderança indígena do Vale do Ribeira morre de Covid-19

João Lira tinha 42 anos, era professor e foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PSOL

Líder Indígena João Lira, morto aos 42 anos de Covid-19 (Foto Reprodução/Internet)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Morreu nesta quinta-feira (17) de Covid-19 o professor e líder indígena João Lira, aos 42 anos. Ele estava internado no Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu (SP), desde o início de setembro. 

Lira era da etnia Guarani Mbya e da aldeia Itapuã. Em 2018, foi a primeira liderança indígena do Vale do Ribeira, região paulista, a se candidatar a deputado federal, pelo PSOL. Neste ano, ele planejava se candidatar a vereador pela sigla em Iguape (SP). Não deu tempo. 

O Vale do Ribeira é a região mais pobre do estado de São Paulo. Ali fica localizada a cidade de Eldorado, onde o presidente Jair Bolsonaro cresceu e onde mora sua mãe. 

Em comunicado em redes sociais, a Frente de Apoio aos Povos Indígenas do Brasil (Fapib) informou que, no mês passado, esteve na aldeia e não havia nenhum indígena com Covid-19 confirmada. A entidade disse ainda que pretende, por sua comissão jurídica, levar o tema adiante. “Para que vidas indígenas não continuem sendo ceifadas por omissão do Estado em meio a grave pandemia”, argumentou. 

Lira era professor e, segundo o PSOL de Iguape, dedicou sua trajetória à luta incansável em defesa das populações indígenas, da educação e do meio ambiente. “Apelamos às autoridades públicas pela garantia do acesso à saúde pública e pela testagem em massa nas aldeias e nas comunidades tradicionais quilombolas”, escreveu Andre Luiz Ferreira da Silva, presidente do Diretório Municipal do PSOL em Iguape, em nota.