Livro "Vivafavela" reúne imagens que narram o cotididano dos moradores

Escrito en NOTÍCIAS el

Por trás de cada imagem do Viva Favela existe uma narrativa, um olhar e uma intenção: apresentar uma visão mais humanizada das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Ao longo de oito anos, os correspondentes de fotografia do site Viva Favela ajudaram a romper estereótipos e a compor a história visual de várias comunidades, que hoje fazem parte do livro fotográfico "vivafavela". O livro surgiu da parceria com a Editora Olhares e traz 50 imagens do acervo do portal, além de comemorar os 15 anos da ong Viva Rio.

Tony Barros, fotógrafo correspondente da Cidade de Deus, destaca o pioneirismo do portal. “A fotografia digital entrou nas comunidades através do Viva Favela e vários fotógrafos contribuíram para a realização desse trabalho, por isso o livro é não apenas a realização de um sonho, como um passo muito importante para mostrar esse trabalho”.
Antes de entrar para o Viva Favela, Tony fazia fotos de casamento, 15 anos e retratos e na próxima terça-feira vai ver seu trabalho publicado no livro. “No Viva Favela, eu aprendi o que é ser um fotógrafo jornalista, coisa que eu nunca tinha imaginado ser. Aprendi que a foto tinha que se enquadrar na matéria e a foi a partir desse momento que comecei a entender a composição do meu trabalho”.

Rodrigues Moura, morador do Complexo do Alemão, trabalha desde o surgimento do Viva Favela e sente que a publicação do livro é um marco no trabalho dos fotógrafos do site. “Eu tenho a sensação de dever cumprido como fotógrafo de favela. Nosso trabalho ganhou uma repercussão enorme, tanto no Brasil como no exterior”.

Confira o vídeo com imagens da exposição "Moro na Favela"