Luciano Huck promete doar dinheiro para fundo antirracista que ele mesmo sugeriu e apanha nas redes

Apresentador e pré-candidato à Presidência foi criticado, entre outros motivos, por não fazer a doação para entidades que já existem e são administradas por negros

Escrito en REDES SOCIAIS el

O apresentador e pré-candidato à Presidência Luciano Huck foi às redes nesta quinta-feira (17) propor a criação de um “fundo antirracista”, para financiar a educação e ampliar oportunidades de crianças negras, com contribuição de pessoas físicas e empresas e sob administração de pessoas negras. Mas a reação nas redes não foi tão favorável.

Ele até marcou os perfis de Celso Athayde, criador da Central Única das Favelas (Cufa), e Preto Zezé, atual presidente da entidade, na publicação. E disse que faria a primeira doação para dar o “pontapé inicial”.

Escreveu que seria importante “que as empresas assumam a luta antirracista e que essa consciência se reflita nas suas estruturas de diretoria”. Seguiu dizendo que a educação “tem papel fundamental nessa transformação”. E então veio a proposta: “Estudando o assunto, cheguei à conclusão de que é preciso criar um fundo antirracista pra financiar a educação e ampliar as oportunidades de crianças negras”.

Afirmou que os recursos para tal fundo deveriam vir “da iniciativa privada, e administrados por negros”. E completou a proposta: “Posso fazer a primeira doação, dando o pontapé inicial. Espero q possamos arrastar + gente p/ participar dessa iniciativa. Bora tirar esta do papel”.

https://twitter.com/LucianoHuck/status/1339577234797993985

No entanto, várias de suas falas foram questionadas por usuários das redes sociais.

“Existe capitalismo antirracista?” perguntou o usuário Naldinho, comentando a publicação.

https://twitter.com/NaldinhoEGD/status/1339597781661466625

“Eu tenho medo dos oportunistas, que abraçam as pautas da "moda" para lucrar em cima. Que assumem posturas de conveniência, apenas para ficar bem na imagem. Lembro até de um certo episódio: "Somos todos macacos". Te lembra disso?”, escreveu Mauro Tavares.

https://twitter.com/mauropai09/status/1339586511155548165

“Que tal apenas doar para o Mães da Favela? A Cufa não é boa gestora o suficiente?”, apontou a internauta Ana Kurama.

https://twitter.com/Ana_Paulinhah/status/1339592286666072065

Já a usuária Olisassa escreveu: “O racismo estrutural remete à estrutura do capitalismo enquanto sistema econômico, pois é pelos espólios do colonialismo que o capitalismo se instala e se reproduz na modernidade. Não há capitalismo antirracista. Há no máximo branco liberal querendo fazer média com o público.”

https://twitter.com/olisassa/status/1339601645416529923

Temas