Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de agosto de 2014, 14h46

Luiza Erundina na presidência?

Ex-prefeita de São Paulo passa a ser considerada como o nome para substituir Eduardo Campos, face à resistência de alas do PSB e partidos da coligação à Marina Silva como candidata

Por Redação

Boatos de que a deputada federal Luiza Erundina poderia ser a escolhida como candidata à presidência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo Marina Silva como vice, começaram a circular no final dessa semana, na esteira da morte trágica de Eduardo Campos e das apostas-análises sobre o futuro da candidatura do partido nas eleições marcadas para outubro.

A deputada e ex-prefeita de São Paulo já está há muitos no partido, desde que deixou a sigla do PT em 1997. Em 2012, Erundina aceitou participar a indicação como vice-prefeita de São Paulo, na chapa do atual prefeito Fernando Haddad (PT-SP), mas desistiu quadro dias depois após Haddad e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciarem o apoio do deputado federal Paulo Maluf – inclusive posando para fotos no jardim da casa do também ex-prefeito de São Paulo. À época, foi o próprio Eduardo Campos quem anunciou a desistência do PSB de participar da chapa com o PT

Apesar de não ter sido reeleita, muitos avaliam como boa a administração de Erundina no final de década de 1980 e os primeiros anos de 1990 e, de acordo com análises, o nome da ex-prefeita serviria para unir a legenda socialista a outros partidos da coligação – uma vez que o nome da Marina Silva como candidata ainda não é bem recebido por estes e também por certas alas do PSB.

Todavia, Eduardo Suplicy (PT-SP), senador e candidato à reeleição pela quarta vez, afirmou nesse sábado (16) que o inverso também poderia vir a acontecer, com a possível candidatura de Marina Silva tendo Luiza Erundina como vice pelo PSB: “Eu certamente tenho feito e vou fazer campanha para a presidente Dilma Rousseff. Tenho na Marina Silva e na Luiza Erundina duas companheiras e amigas, e acho que é uma chapa forte se for assim constituída”, analisou Suplicy.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum