Lula: Bolsonaro é uma figura nefasta

Em coletiva, o ex-presidente afirmou que o governo federal só vive de mentiras e que nunca dignou a se solidarizar com as vítimas da Covid

Lula. Foto: reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (8), em Brasília, o ex-presidente Lula falou sobre a sua prisão e afirmou que o aconteceu com ele “não pode e não faz parte do que eu quero discutir sobre o brasil”.

Posteriormente, Lula criticou a postura da imprensa com os procuradores da Lava Jato, que foram recebidos por todas as redações e afirmou que jornais e revistas “foram induzidos ao erro pela operação” e que uma autocrítica deveria ser feita.

“Precisamos saber como a gente vai reconstruir o Brasil. Quando eu deixei a presidência eu não esperava que o Brasil estaria pior, não esperava que a fome voltasse ao brasil, foi motivo de orgulho quando a ONU anunciou que o Brasil estava fora do mapa da fome”, lembrou Lula.

O ex-presidente também lembrou da crise econômica em 2008 e afirmou que também tem orgulho de se lembrar que, à época, quando a Europa e EUA perdiam milhares de empregos, “no Brasil estávamos criando 20 milhões de empregos formais”.

“É com muita tristeza que tudo que nós construímos está sendo destruído: destruíram o salário-mínimo, a CLT criada, a base das indústrias”, lamentou Lula.

O presidente Bolsonaro foi alvo de críticas diretas do ex-presidente Lula e afirmou que Bolsonaro não é capaz de “governar nem o conjunto onde mora. O governo não sabe fazer outra coisa a não ser contar mentiras", criticou.

O 7 de Setembro, quando o presidente Bolsonaro fez várias ameaças golpistas, também foi lembrado por Lula. “No dia 7 de setembro ruge como leão, no dia 8 mia como um gato pedindo desculpas”, ironizou.

Para Lula, é vergonhoso que o presidente Bolsonaro nunca tenha se solidarizado com nenhuma dos familiares das 600 mil vítimas da Covid. “Continua mentindo, vendendo cloroquina, falando contra a máscara… esse presidente é uma figura nefasta”, criticou Lula.

O presidente ainda voltou a defender regulamentação dos meios de comunicação, afirmou que não se trata de controle de conteúdo ou cesura e ainda ironizou. “Se algum dia alguém fizer uma pesquisa sobre mim, vai descobrir que sou a pessoa mais censurada nesse país”, disse.

Questionado se é pré-candidato, Lula afirmou que ainda não decidiu e que a “tarefa de reconstruir o Brasil não é apenas de um partido ou pessoa”.

https://www.youtube.com/watch?v=k-2_kH2TLXM