Lula dá aval para discussão sobre candidatura de Luizianne no Ceará

A deputada, que tem os Ferreira Gomes como desafetos, defende candidatura própria do PT na sucessão de Camilo Santana em 2022

Luizianne Lins e Lula | Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) se reuniu na noite desta terça-feira (25) com o ex-presidente Lula e a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para discutir sobre a eleições estaduais do Ceará em 2022. A parlamentar está entre as lideranças locais que defendem uma candidatura própria para a sucessão de Camilo Santana (PT) diante desavenças do partido com Ciro Gomes e os demais Ferreira Gomes.

Na conversa, Lula disse considerar importante a intensificação da discussão do nome da ex-prefeita de Fortaleza na disputa ao Palácio da Abolição. Luizianne e o deputado federal José Airton estão entre os defensores da candidatura própria e ambos colocaram os nomes à disposição.

Em maio, os dois parlamentares publicaram uma foto de uma reunião que tiveram “sobre os rumos da política nacional e estadual, preocupados com a formação de um palanque leal ao Presidente Lula no Ceará”. Caso Luizianne prossiga com a pré-candidatura, Airton poderia abrir mão para apoiar a companheira de bancada.

Após a reunião com Lula, Luizianne disse que irá conversar com o diretório do PT do Ceará e outras lideranças locais para traçar um panorama sobre 2022. O governador Camilo Santana e o deputado federal José Guimarães defendem que o partido embarque na pré-candidatura de Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito de Fortaleza apoiado pelos Ferreira Gomes. Camilo deve se lançar ao Senado.

"Não tem sentido palanque duplo, nossa prioridade é garantir a unidade para a eleição de Lula. A partir de agora, vamos iniciar as conversas dentro do partido e, posteriormente, com lideranças do Ceará”, afirmou Luizianne.

Mais cedo, a parlamentar disse à Fórum que "o PT não pode ser coadjuvante de um projeto quando tem nomes importantes e com viabilidade eleitoral comprovada". "Defendemos a candidatura própria do partido no nosso estado e a consolidação de um palanque forte e leal que garanta a eleição de Lula", completou.

A posição final do partido deve ser tomada em janeiro de 2022.

Eleições de 2020

Luizianne, que tem os Ferreira Gomes como desafetos, foi bastante atacada nas eleições municipais de 2020 pelo PDT cearense. A então candidata, que disputou com José Sarto (PDT) uma vaga no segundo turno, acabou ficando em terceiro lugar após uma onda de fake news. Sarto enfrentou o bolsonarista Capitão Wagner (PROS) no segundo turno e venceu.