Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de dezembro de 2014, 17h51

Lula dará depoimento à Comissão Nacional da Verdade

Ex-presidente foi perseguido e preso pela ditadura militar; ele será ouvido na próxima segunda-feira (8).

Ex-presidente foi perseguido e preso pela ditadura militar; ele será ouvido na próxima segunda-feira (8)

Por Redação | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Na próxima segunda-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará à Comissão Nacional da Verdade (CNV). A informação foi ciondedida ao jornal O Estado de S. Paulo pelo advogado e professor Pedro Dallari, coordenador da comissão. Apesar de confirmar o depoimento, Dallari não soube dizer o local e horário em que ocorrerá.

Lula foi perseguido e preso pelo regime militar. É o segundo ex-presidente a ser ouvido pela comissão. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que prestou declarações no último dia 26.

Dallari disse ao Estado que ambos foram escolhidos por seu envolvimento com a investigação de crimes cometidos pela ditadura militar. “Os dois tiveram grande engajamento. Fernando Henrique é o responsável pela criação e instalação da Comissão Nacional Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 1995. E o presidente Lula enviou ao Congresso o projeto de lei que deu origem à Comissão Nacional da Verdade”, argumentou.

Os depoimentos de Lula e FHC não serão incluídos no relatório final, que será entregue à presidenta Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (10). Farão parte do acervo de documentos que ficará no Arquivo Nacional, à disposição do público.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum