Lula vai a Argentina e deve participar de manifestação pela democracia ao lado de Fernández e Cristina Kirchner

O ato acontece no próximo dia 10 de dezembro, data em que os argentinos celebram a consolidação do regime democrático no país

Lula lidera pesquisas (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Lula vai participar, nesta sexta-feira (10), das comemorações em Buenos Aires que marcam o retorno e a consolidação do regime democrático no país.

Um dos convocadores da celebração é o deputado Máximo Kirchner, filho dos ex-presidentes Néstor e Cristina Kirchner.

O ato consistirá em uma passeata na Plaza de Mayo, na capital Buenos Aires, e contará com a participação do presidente argentino Alberto Fernández, Cristina Kirchner e do ex-presidente Lula.

"Nesse dia convido o povo argentino a abraçar alguém que, como Cristina, sofreu perseguição judicial e que voltará a ser presidente do Brasil. A política é feita com o povo, não nos parágrafos de um artigo de mídia. É feito com os vizinhos, na rua", declarou Máximo Kirchner.

A imprensa local, além de destacar as críticas da oposição à realização do ato, também afirma que "muito provavelmente, a figura de destaque será o ex-presidente do Brasil" e destacam as pesquisas de intenção de votos que indicam o retorno de Lula à presidência do Brasil.

Além disso, a data, além de marcar a celebração do retorno à democracia, o dia 10 de dezembro será quando os novos legisladores no Congresso tomarão posse- lembrando que a oposição ao governo obteve pequena maioria -, e marca também a chegada à metade do mandato de Fernández.

De acordo com o Merco Press, a partir deste momento, a coalizão de centro-esquerda do peronismo inicia a discussões sobre o apoio ou não ao nome de Alberto Fernández para a reeleição.

Celebração da democracia

O dia 10 de dezembro é celebrado na Argentina desde 1983, pois, foi o ano em que, após a derrota na Guerra das Malvinas contra o Reino Unido, Raúl Alfonsín foi eleito, pelo voto direto, presidente da Argentina.

Desde então, os argentinos celebram o dia 10 de dezembro como o retorno à democracia.

Com informações do MarcoPress