Lula empata com Moro e Bolsonaro em Curitiba, diz pesquisa

Sem o ex-juiz na disputa, Lula vira e vence Bolsonaro, que teve 76,5% dos votos na cidade no 2º turno de 2018

Montagem
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Ricieri Garbelini (IRG) em parceria com o Diário Indústria & Comércio mostra que, se as eleições para a Presidência fossem hoje, haveria empate técnico entre Lula (PT), Sergio Moro e Jair Bolsonaro (Sem Partido) em Curitiba, cidade reduto da Lava Jato.

Já em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria a preferência de 40,9% dos curitibanos, e Bolsonaro de 39,2%.

Os números representam uma virada para Lula, visto que no segundo turno de 2018 Bolsonaro teve 76,5% dos votos na cidade, enquanto o candidato do PT, Fernando Haddad, 23,4%. Ou seja, o atual presidente perdeu quase 40% das intenções de voto nesses três anos.

Os dados também indicam uma maior aceitação de Lula no eleitorado curitibano que, muito influenciado pelo conluio da Lava Jato, se mostrava desconfiado com a esquerda.

A pré-candidatura de Moro ainda não foi oficializada, mas ele se filiará nesta quarta-feira (10) ao Podemos, partido que pretende lançá-lo como candidato. Segundo a pesquisa, no primeiro turno, Bolsonaro teria 28% dos votos, Lula 26,6% e Moro 25,9%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e João Doria com 1,6%.

Moro, por sua vez, venceria Bolsonaro e Lula, com 52,1% contra 33,8% do petista, e 51,6% contra 31,3% do atual presidente.

O IRG entrevistou 800 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 9 de novembro com grau de confiança correspondente a 95% para uma margem estimada de erro de 3,5%.