Lula encontra o Papa e é abençoado por ele

Segundo o ex-presidente, "encontro histórico serviu para discutir e pensar soluções para as injustiças e desigualdades no mundo".

Papa Francisco abençoa Lula no Vaticano (foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

Na tarde desta quinta-feira (13), o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano .

O sumo pontífice terminou o encontro, que durou pouco mais de uma hora, com um aperto entre sorrisos, e chegou a abençoar Lula antes de sua partida.

No Twitter do Instituto Lula, o ex-presidente qualificou o encontro como "histórico", e contou que eles "discutiram e pensaram soluções para as injustiças e desigualdades no mundo".

A conversa entre Lula e Francisco também foi marcada por assuntos como a questão da Amazônia e o clima político na América do Sul. Em declaração ao chegar à Itália, o líder do PT afirmou que se colocaria à disposição do seu anfitrião: “vim para ouvir”.

A preocupação de Francisco com a situação na Amazônia, expressada inclusive nos últimos tuítes do pontífice, tem a ver com devastação pelos recentes incêndios e as ameaças aos povos indígenas, devido às políticas de Jair Bolsonaro que priorizam os interesses do garimpo e do agronegócio, colocando em risco algumas áreas demarcadas.

No caso da política sul-americana, um dos temas foi a questão do lawfare, algo que também já foi criticado por Francisco, e que teve em Lula uma de suas vítimas – o líder máximo da Igreja Católica chegou a abençoar um terço e enviar de presente ao ex-presidente, quando ele estava preso.

O ex-presidente brasileiro desembarcou em Roma nesta quarta-feira (12), acompanhado de seu ex-chanceler, Celso Amorim, e aproveitou a viagem para realizar outros compromissos, como se encontrar com líderes políticos locais, como o atual secretário-geral do Partido Democrático (um dos dois partidos que governa a Itália), Nicola Zingaretti, e o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema, que havia visitado Lula na prisão, em Curitiba. Ele também se reuniu com representantes da CGIL (sigla em italiano da Confederação Geral dos Trabalhadores da Itália), entidade similar à CUT.