Lula, Fernández e Mujica: "Elite econômica se apoderou da democracia"; veja vídeo

Em vídeo, os três líderes da América Latina afirmam que o regime democrático é o melhor sistema, mas que ele precisa se voltar à maioria das pessoas

Lula, Fernández e Mujica defendem a democracia/Foto: reproduçãoCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Em vídeo, o ex-presidente Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica defendem o regime democrático e afirmam que ele ainda é o melhor, pois “permite a divergência e a diversidade”.

“A democracia é o melhor modo que temos para conviver. Supõe respeito, supõe gerar justiça e supõe dar igualdade. Uma democracia sem justiça e igualdade não é democracia”, disse Fernández.

Para o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, ainda não há um sistema melhor do que a democracia.

“Por enquanto, nós, humanos, não conseguimos inventar um sistema melhor que a democracia, que têm muitos defeitos, mas não são defeitos da democracia, são defeitos humanos”, analisa Mujica.

Posteriormente, o ex-presidente do Uruguai afirma que é preciso lutar para tornar a democracia melhor e mais justa.

"É preciso melhorá-la, lutando por melhorá-la. Tenho um sonho sem se realizar: o da igualdade. Somos iguais perante os direitos, mas não somos iguais nas oportunidades diante da vida. Esta é uma dívida”, disse Mujica.

Na mesma linha, o ex-presidente Lula afirma que a democracia é o melhor sistema político existente, pois permite a “divergência e a diversidade”.

“Certamente, a democracia é o melhor e a mais importante forma de governo porque ela permite a pluralidade, ela permite a divergência, ela permite a diversidade. A elite política e econômica se apoderou da democracia, porque a Justiça pende mais para defender os ricos do que os pobres”, critica.

Para Lula, há um problema a ser resolvido na democracia, a sua equidade.

“Quando os trabalhadores fazem uma greve para reivindicar melhor salário, a polícia aparece para bater nos trabalhadores, mas a polícia nunca bateu nos trabalhadores. A democracia é um processo de aperfeiçoamento de um regime de convivência democrática da humanidade”, diz Lula.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1470091096738963457

Lula se despede da Argentina “com a certeza de que nossa América Latina voltará a ser unida e soberana”

Após discurso em que conclamou as centrais sindicais CTA e CGT a apoiarem Alberto Fernandez e trabalharem pela recuperação da Pátria Grande, Lula (PT) se despediu da Argentina em um almoço oferecido pela vice-presidenta Cristina Kirchner em Mercedes, cidade da província de Buenos Aires, neste sábado (11).

“Almoço com a companheira Cristina Kirchner. Vamos nos despedindo da Argentina com a certeza de que nossa América Latina voltará a ser unida e soberana. Obrigado por todo carinho, povo argentino”, escreveu nas redes sociais.

Lula ganhou de presente de Cristina uma imagem de Eva Perón, primeira-dama e líder política histórica na Argentina, feita pela artista Marina Olmi. No poster, Evita aparece frente ao verde e amarelo da bandeira brasileira.

“Essa linda Evita que eu dei pra ela, da colega e grande artista argentina Marina Olmi, é levada para o Brasil”, escreveu Cristina nas redes.